BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

Anos 80


GRES. CIDADE JARDIM - CARNAVAL DE 1984 CAMPEà

Foi a partir dos anos 80 que a Belotur assume o carnaval de Belo Horizonte.
Os anos 80 marcam a maior e melhor etapa do carnaval de Belo Horizonte. O crescimento e o surgimento de novas escolas de samba levam Belo Horizonte ao statos de segundo melhor carnaval do Brasil no que se diz respeito a escolas de samba. 

No Final dos anos 70 Unidos Guaranis e Cidade Jardim caminhavam juntas na divisão dos títulos de campeã da década , mas o surgimento de duas escolas de samba em 1979 mudariam de uma vez por todas a história dos desfiles das escolas de samba da cidade. Canto da Alvorada e Bem Te Vi

Fundada em 1979 a Canto da Alvorada foi campeã em seu primeiro desfile no grupo B em 1980, já em 1981 no grupo principal foi a grande campeã do carnaval e em 1982 bi campeã com o histórico desfile ( Das ilusões do espaço as maravilhas da Terra ) para muito um dos desfiles mais luxuosos do carnaval da cidade.

O ano era 1983, e sem ganhar um carnaval desde 1980 a Cidade Jardim se via preocupada com o jejum de títulos, para isto a escola reforçou seu time com um tímido cantor que aparecia e surgia pelas quadras da cidade ( Serginho Beagá) O enredo foi ( A Grande Festança das Gerais ) e com este desfile a Cidade Jardim  voltou a gritar é campeã.

Em 1984 muito se falava sobre a criação de um sambódromo no Rio de Janeiro, muito investimento na maior festa popular do Brasil porem isto não assustou os sambistas da cidade, No Grupo de acesso uma tímida e pequena escola dava seu primeiro passo para se tornar uma das maiores escolas de samba da década. Cantando Carmem Miranda a Mocidade Independente Bem Te Vi acendeu de uma vez por todas ao grupo principal do carnaval, em quanto a Cidade Jardim se consagrava como a Bi campeã do da festa com o histórico enredo do carnavalesco Décio Novielo ( Do Reino a Nova Terra ) Em 1984 também a Unidos Guaranis cantava um dos mais belos sambas da historia do carnaval da cidade ( O samba Nossa que esta no Céu )

Quem não se lembra do carnaval de 1987 e a bela safra de sambas que Belo Horizonte ofereceu ao sambista Brasileiro. De “Xica da Silva Mulata Imperial” da Gres. Inconfidência Mineira a “Sua Majestade o Samba” da campeã do ano Canto da Alvorada o que se viu foi um festival de versos e bom gosto, da Gres. Monte Castelo tendo como interprete o saudoso carioca Aroldo Melodia a Cidade Jardim cantada pelo também carioca Negô irmão de Neguinho da Beija Flor e tendo como destaque a eterna Musa da Escola carioca Pináh. E foi em 1987 que pela primeira vez a Bem- Te- Vi chegava a segunda colocação do carnaval da cidade.   

Em 1988 sobe a administração do então prefeito Sergio Ferrara , Belo Horizonte se preparava para colocar de vez seu nome no circuito carnavalesco do Brasil, novidades e modificações em toda a estrutura do carnaval, transmissão ao vivo pela Rede Minas e Pela Tv Alterosa  e flashes nos jornais locais da Rede Globo e Rede Manchete. A novidade era a nova passarela de desfiles na Avenida do Contorno, o novo espaço para um carnaval promissor. Ousada a Unidos Guaranis voltava a elite e abria os desfiles com um enredo que falava sobre o preservativo, uma ousadia na época, falava das guerras, bombas alertava para o perigo do buraco da camada de ozônio e cantava o carnaval.   A Bem-Te – Vi , fez história com seu histórico camba ( Pelos Palcos da Vida Brilha o Sonho na avenida )  o refrão “ Tem Ba fá fá no Trê Lê Lê ê ê ê no TRE Lê lê do Bá Fá Fá neste teatro de três dias vem brincar “ foi o mais cantado do ano.e novamente a escola foi vice campeã. Mas foi a Canto da que a todos encantou com o enredo Preto no Branco. 1988 foi o ano do centenário da abolição da escravatura no Brasil e ao em vez de cantar a discriminação com a raça e o sofrimento a escola proporcionou um enredo onde foi exaltado as grandes conquistas e a herança herdada pela raça negra no Brasil, um pais mulato da mistura de negros e brancos detentores da alegria e do carnaval.

Em 1989 chuvas inundaram Belo Horizonte e o recém prefeito eleito  Pimenta da Veiga alegou falta de condições para a realização dos desfiles.

Em 1990 os desfiles voltaram timidamente a Afonso Pena, Escolas de Samba, Blocos Caricatos  e Blocos Carnavalescos se apresentaram naquele que foi considerado o ultimo grande desfile  foi neste ano que estreava no Grupo B ( acesso ) a Unidos de Santa Tereza cantava a vida e obra do Jornalista Roberto Dumont e fazia um desfile digno do grupo principal para carimbar de vez a sua chagada como campeã do grupo. Outro destaque no Grupo B de 1990 era o Belo Samba da Unidos Guaranis que cantava a sua própria história  sobe o comando do então presidente Chiquinho Poeta. Destaque para o resultado final do carnaval onde Canto da Alvorada e Bem-Te-Vi dividiram o titulo de campeãs do carnaval. O carnaval de 1990 foi o ultimo e deixou um gosto de saudade dos chamados carnavais brilhantes de BH, em 1991 o desfile ocorreu em Contagem após escolas de samba e prefeitura de BH não entrarem em acordo e muitas das escolas que desfilaram em 1990 nunca mais voltaram para a avenida.


Bem-Te-Vi encerrando seu desfile em 1991 ( Contagem ) 


Texto e pesquisa . Felipe Diniz Marinho 

0 comentários: