BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Veja aqui video de Todos os Blocos Caricatos de BH.

Foto : Mulatos Campeão de 2016

Apenas aqui você acompanha o desfile dos Blocos Caricatos de Belo Horizonte, a nossa página é sem fins lucrativos e agradecemos a todos que nos ajudam durante o ano com informações sobre o carnaval, divulgação de eventos, samba. e enredo. Parabéns aos Blocos Caricatos de BH pelo belo carnaval.



Unidos Da Zona Norte



Por Acaso



Bachareis do Samba



Inocentes de Santa Tereza



Acadêmicos da Vila Estrela



Mulatos



Estivadores do Havai



Infiltrados de Santa Tereza



Corsários do Samba



Invasores do Santo Antônio

Read more »

APENAS AQUI VOCÊ ACOMPANHA A COERTURA COMPLETA DOS DESFILES DOS BLOCOS CARICATOS 2017 ( Veja a Cobertura Completa )




Com Muita animação os Blocos Caricatos de BH , abriram a primeira Noite de desfiles na Afonso Pena, a novidade foi o Bloco Leão da Legoinha que voltou a desfilar . Este é um dos mais antigos blocos de BH que apesar de não ser caricato abriu a noite. 

Confira abaixo as fotos e cobertura dos desfiles , videos ainda hoje acompanhem o Site Carnaval BH e desfrutem do que só a nossa página oferece. O carnaval que todos queremos ver. 



UNIDOS DA ZONA NORTE 

O Unidos da Zona Norte abriu os desfiles de 2017 cantando a Culinária Mineira, o bom samba ilustrou o tema que foi retratado na avenida de forma bem humorada , sem luxo mas com muita garra o bloco evoluiu de forma correta na avenida, encantado o povo que cantou junto de seus componentes .

POR ACASO 

Segundo a se apresentar o Por Acaso, se destacou novamente com sua excelente bateria , o colorido do bloco chamou a atenção e a reedição do tema de 2009 também falando sobre a culinária mineira não decepcionou que esperava ver o Por Acaso competitivo na avenida. 

BACHAREIS DO SAMBA 

Ali baba e Aladim não imaginariam nunca ser enredo de Bloco Caricato em BH. Em uma síntese bem humorada do quadro político atual, o bacharéis do Samba apresentou um dos melhores temas da noite. Fazendo uma analogia do Brasil atual e dos contos das mil e uma noites. O luxo e o brilho deram o tom de um desfile técnico, mostrando que o Bacharéis do Samba alem de ser um dos blocos mais tradicionais da cidade, também é um dos mais guerreiros e caricatos da atualidade. 


INOCENTES DE SANTA TEREZA

O Inocentes de Santa Tereza transformou a avenida em uma espécie de arena medieval, com direito a catapultas, e soldados. Bem humorado o capricho do caminhão e a criatividade do bloco foram o destaque da noite . O inocentes saiu da avenida com o sentimento de dever de casa bem feito e esta na disputa pelo titulo, que nem mesmo a invasão de integrantes de blocos de rua na concentração do bloco foi capaz de prejudicar.


VILA ESTRELA 

Outro bloco que sonha diretamente com o titulo de campeão do carnaval 2017 , o Acadêmicos da Vila Estrela. Eram pouco mais de meia noite quando o bloco adentrou a avenida cantando e encantando o publico com os cem anos de Chacrinha. O velho guerreiro foi exaltado com direito a cassino, Elke Maravilha e até bacalhau. Destaque para o samba que funcionou muito bem na bela apresentação do vermelho e branco.

ESTIVADORES DO HAVAI 

Com um pequeno contratempo na concentração o Estivadores do Havai brilhou ao adentrar a pista de desfiles. O Caminhão do bloco ficou preso na concentração devido a um fio baixo , porem o esforço de componentes conseguiu resolver o contratempo na concentração que não prejudicou em nada o desfile do bloco. O cinema e a magia da sétima arte foram exaltados de uma forma criativa e bem caricata, de homem de ferro a mulher maravilha, teve invasão pirata na avenida , e até mesmo guerra nas estrelas foram lembrados, o Oscar foi para o público que vibrou com a célebre imagem de Marilyn Monroe a frente do caminhão. 

MULATOS 

Defendendo o título de atual campeão do carnaval, o Mulatos fez bonito e afirmou a fama de papa títulos . Belos e impecáveis destaques deram brilho ao bloco, o caminhão um dos maiores da noite trazia um dragão que chamou a atenção de todos. Falando sobre a magia, o bloco enfeitiçou a todos e deixou a avenida como serio candidato ao bi campeonato. 

INFILTRADOS 

Quem nunca se apaixonou ? com este sublime sentimento entrou na avenida o Infiltrados de Santa Tereza. Teve cupido e coração para todo o lado, o clima era de romantismo e o samba estava na ponta da língua do componentes. Modesto o bloco não se intimidou perante dos demais e levou até mesmo um  carro alegórico para a avenida o que chamou bastante a atenção do publico que aplaudiu a apresentação do Infiltrados de Santa Tereza.

CORSÁRIOS DO SAMBA

O corsários do Samba atualmente é o bloco mais tradicional de BH em atividade, modesto e pequeno , ele busca manter as tradições dos blocos caricatos lutando contra o gigantismo e o luxo. Sua apresentação correta foi pautada em cima de uma homenagem a alegria e ao bairro Floresta, bairro de origem do bloco. 


INVASORES DO SANTO ANTÔNIO 

Já na concentração os gritos de “ O campeão voltou”  ecoaram pela avenida Afonso Pena. Este era o clima dos componentes do Invasores do Santo Antônio, que voltava a desfilar depois de alguns anos afastado dos desfiles. Brilhando como grupo de avaliação devido o afastamento o bloco é detentor de inúmeros títulos e fez muito bonito ao mostrar a viola como tema deste carnaval. 

Read more »

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Em entrevista com o Carnavalesco Flavio Campello , ele fala sobre sua história com Belo Horizonte e de sua admiração por carnavalescos como Marco Aurélio e Maria Elisa

                                                    Foto/Arquivo Flavio Campello

Em entrevista Flávio carnavalesco da atual vice campeã de São Paulo Acadêmicos do Tatuapé , Flávio fala sobre o atual momento do carnaval da cidade, e de sua admiração por carnavalescos de Belo Horizonte. Muito simpático Flávio diz esta na torcida pela volta das agremiações que não estão desfilando em 2017.

CONFIRA O VIDEO.

Read more »

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Confira o ensaio do Bloco Magnatas do Samba e entrevista exclusiva com o Mestre e Bateria Felipe Magnata.

Foto/ Site Carnaval BH 

Com muita garra o Bloco Magnatas do Samba deu mais um show na noite de hoje. O Bloco que ira desfilar na terça feira de carnaval na Praça da Liberdade às 13 horas com o inicio do cortejo a partir das 15h fez por merecer a boa fama.

A bateria regida por Mestre Felipe Magnata deu um show a parte , fazendo quem estava no ensaio levantar e se divertir .

Em um momento de fé o Bloco sempre termina os seus ensaios com um belo pai nosso, o que é um belo aconchego para aqueles que anseiam o tão esperado carnaval ... 





CONFIRA ABAIXO ENTREVISTA COM MESTRE FELIPE MAGNATA 


CONFIRA ABAIXO UM POUCO DO ENSAIO : 


Read more »

A MELHOR CORTE REAL DOS ULTIMOS TEMPOS . Descontração, inovação e carisma são o ponto Alto da Corte Real Momesca de BH 2017

Foto Arquivo /Rafael Eduardo ( face ) 

Todos os anos as cortes arrasam em figurino, presença, alegria e muita folia...
Mas 2017 esta marcado como o ano da Corte Real Momesca, uma das melhores que BH já viu.
Tendo como Rei Momo o extrovertido Rafael Eduardo , a Poderosa  Mari Lopes, como Rainha e a Bela e carismática Nathália Moreno como princesa , a corte vem abalando as estruturas do carnaval de BH por onde passa.

E o "Tombamento Real" não para por ai ....

Para completar a corte se modernizou,  durante todos os eventos eles fazem lives únicas e exclusivas nas redes sociais, o que vem aproximando ainda mais a Realeza Carnavalesca de BH de seus súditos , brincadeiras, gargalhadas , e claro bate papo com os amigos e fãs em tempo real.    

Durante os eventos , o carinho é para todos, não importa se é criança ou se é da melhor idade, não importa se a pessoa esta na área vip ou no povão, eles buscam dar o máximo de atenção a todos.

Um diferencial que marcou, e consagrou a Corte Real Momesca 2017 como uma das melhores que BH já viu.

Parabéns Rafael, Mari e Nathalia vocês representam o carnaval de BH. 

Read more »

PBH e Ministério Público fecham acordo e suspendem folia no Mangabeiras Festival Carnavália, previsto para acontecer durante o carnaval no Parque dos Mangabeiras, teve licenciamento suspenso, apesar de organizadores afirmarem que documentos estão em ordem


Prefeitura de Belo Horizonte e Ministério Público Estadual assinaram acordo no começo da noite desta terça-feira suspendendo o licenciamento para realização de evento carnavalesco no Parque das Mangabeiras. O aguardado festival Carnavália, marcado para ocorrer no cartão-postal durante quatro dias (25 a 28 de fevereiro) com atrações nacionais – Nando Reis, Paralamas do Sucesso, Buchecha, Havayanas Usadas e Gabriel, o Pensador – não poderá ser realizado no parque.

A PBH não deu detalhes sobre os motivos da suspensão do licenciamento, mas confirmou que equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Municipal de Parques se reuniram com representantes do MP para avaliar os impactos do evento. Ao final, decidiu-se pelo cancelamento das autorizações para a realização de qualquer show carnavalesco no Mangabeiras. 

Desde o anúncio de que o festival seria realizado na maior área verde de Belo Horizonte, que tem 2,4 milhões de metros quadrado de mata nativa e 59 nascentes do Córrego da Serra, teve início a polêmica sobre os impactos ao meio ambiente. À tarde, uma fonte da PBH informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente se posicionou contrária ao evento no parque, com recomendação da cassação de eventual autorização concedida pela Fundação de Parques e Jardins ou outro órgão do Executivo.

A produção do evento, por sua vez, garantiu que está com a documentação em ordem. E, informados pelo EM do acordo entre PBH e MP, os organizadores disseram que não foram notificados da decisão e reafirmaram que “o evento continua de pé no estacionamento do Parque das Mangabeiras”. Não houve qualquer consideração por parte dos produtores sobre uma eventual mudança de local do festival ou de demanda judicial para garantia do licenciamento. Quem já pagou pelos ingressos – há lotes no valor de R$ 180 – segue apreensivo.

FONTE: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/02/21/interna_gerais,849309/pbh-e-ministerio-publico-fecham-acordo-e-suspendem-folia-no-mangabeira.shtml

Read more »

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A 3 dias do Carnaval Presidente de Bloco Caricato cobra verba da Prefeitura de BH na Rádio Itatiaia . Verba era prometida para o dia 10 de fevereiro segundo Presidente.


Segue audio vinculado pela Rádio Itátiaia em 21/02/2017

Segundo Jairo presidente do Bloco Caricato Por Acaso o presidente da Belotur assinou uma ata se comprometendo a estar com o dinheiro das agremiações depositado até o dia 10/02/2017. A 3 dias do inicio do carnaval a espectátiva das agremiações não é boa. Jairo também reclama da falta de comunicação entre a Belotur e as agremiações segundo Jairo a Belotur não responde e-mails e nem oficios. Jairo também reclama que a Belotur não divulga os desfiles dos Blocos Caricatos e Escolas de Samba divulgando apenas o carnaval de rua da cidade, deixando as agremiações sem informação e o publico que acompanha os desfiles na mesma situação.

AUDIO ABAIXO.

Read more »

ÚTILIDADE PÚBLICA: O site Carnaval BH comunica as agremiações que a Prefeitura de BH acaba de publicar os extratos de pagamento no DOM.


Depois de muita espera e muita falta de informação , a prefeitura de Belo Horizonte, publicou em 27-02-2017 os extratos de pagamento para as agremiações carnavalescas de BH no DOM ( Diário Oficial do Municipio )

Faltando 6 dias para o inicio dos desfiles, as escolas de samba e blocos caricatos lutam contam o tempo para tentar fazer um grande espetáculo que já está prejudicado pelo atraso e pela falta de divulgação por parte do poder publico.

Read more »

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Agremiações a espera de um milagre em BH.

Foto - Arquibancadas Lotadas ( arquivo Site Carnaval BH ) 


A exatamente 7 dias do carnaval, as escolas de samba de Belo Horizonte e os Blocos Caricatos da cidade estão sem  nem uma luz sobre a entrega da verba do carnaval que será repassado pela BELOTUR.  Fato é que segundo os presidentes das escolas de samba a afirmativa é que a verba sai porem, não passam nada de concreto para as agremiações.

Em entrevista ao Jornal o Tempo em ( 17/02/2017 ) o presidente da Belotur “Malab “ afirmou que existem 200 mil reais para as escolas de samba e 225 para os blocos caricatos ( lembrando que os 200 mil serão divididos entre todas as escolas participantes dos desfiles e os 225 mil entre os 10 blocos caricatos.   

A beira de um colapso as agremiações clamam uma posição da prefeitura, que alem de não estar divulgando o evento nem mesmo no APLICATIVO OFICIAL DO CARNAVAL ( Quem baixar o aplicativo vera que até a presente data, as colunas escolas de samba e blocos caricatos não estão atualizados estão em Branco  sem nem uma informação nem mesmo de ensaio das instituições.  Um descaso total as comunidades envolvidas , e a seus representantes.

Vale lembrar que todas as instituições já estão trabalhando e que não dependem apenas da verba da prefeitura que mau da para fazer 30% de um desfile, porem é um dinheiro que é colocado no orçamento das agremiações e que a falta dele prejudica totalmente a logística destas instituições.
Caberia a prefeitura de BH ter avisado com antecedência o atraso do repasse ou a data concreta do mesmo para não prejudicar o andamento dos trabalhos, bem como comunicar com antecedência caso não fosse a intenção da mesma de realizar os desfiles ( O que não é o caso até então )

Muito se cobra do crescimento no carnaval da AV Afonso Pena, mas como crescer um produto em que a credibilidade é colocada a prova pelo maior parceiro do evento que é o poder publico ?
Querem um publico maior ( sendo que as poucas arquibancadas colocadas ficam lotadas ) porem não divulgam o evento . querem uma plástica melhor das agremiações, mas não dão base de trabalho e logística as instituições .  Querem que as escolas estejam em dia com suas obrigações fiscais e impostos para fazer a inscrição para o evento , mas são incapazes de frequentar as agremiações durante o ano e ver o trabalho feito nas comunidades.

Uma total falta de respeito do poder publico que não faz favor algum em divulgar e incentivar a cultura do carnaval e para quem acha que escola de samba é coisa do Rio de janeiro e São Paulo, é bom saber que Japão, Argentina, Inglaterra, Suécia, Porto Rico dentre outros países tem belas escolas de samba, bem como centenas de cidade no Brasil, o que prova que isto não é apenas uma cultura carioca e sim uma cultura Brasileira que se espalhou ao mundo e que apenas aqui em BH, que já foi responsável pelo segundo melhor desfile de carnaval do Brasil, a cultura é tratada de forma marginal, fazendo lembrar o inicio dos anos 20 quando o sambista era preso e agredido pela policia.
Uma posição preconceituosa e fora de contexto cultural , turístico  e social, pois se existe uma minoria que seja que apoia os desfiles e luta por eles, esta dita minoria deve ser respeitada.

A ultima vez em que um seminário foi feito com as agremiações de BH pelo poder publico com em 2006 quando a Belotur trouxe belos personagens do carnaval do rio para se discutir quesitos e o crescimento das instituições de lá pra cá mais nem uma tentativa cultural e intelectual de incentivo as agremiações ( não estamos falando em verba e sim em aprendizado ) estamos falando da missão de incentivo  de um produto que sim pode se tornar turístico como aconteceu mundo a fora ( e não apenas no Rio de Janeiro )


Fica aqui a indignação do Site Carnaval BH pela situação atual e pelo desespero que estamos acompanhando no rosto de nossos presidentes. Fica nossa estima a Belotur no qual confiamos e sabemos que lá existem funcionários de extrema competência, porem poderia ter uma comunicação melhor em relação ao que se diz respeito aos atos que envolvem as agremiações avisando com antecedência de fatos como estes. 

Read more »

Bloco Pé de Chinelo animou a manhã do Centro Cultural Padre Eustáquio.


Tocando marchinhas e relembrando os antigos carnavais , o Bloco Pé de Chinelo levou muita alegria na manhã de Domingo no Centro Cultural Padre Eustáquio. A Animação tomou conta de todos os integrantes do Bloco que se divertiram e abriram as atrações de domingo na região. 




Read more »

Com direito a encontro de Blocos,show e homenagens, o bloco Unidos pela Cerveja ganhou as ruas do Padre Eustáquio neste fim de semana.


Um bloco que nasceu a 25 dias e que já conquistou o seu lugar ao sol. O Unidos Pela Cerveja saiu as ruas do bairro Padre Eustáquio na tarde de domingo ( 19 ) 

Com direito a shows e homenagens , o bloco resgatou o espirito folião de seus componentes tendo festa para todos os gostos. A festa começou no centro Cultural Padre Eustáquio com show de Adão Luxuria e Banda, sucessos do axé , pagode e marchinhas carnavalescas foram cantadas ao lado da bateria do bloco. Em um momento de emoção o bloco prestou uma homenagem a imprensa carnavalesca através das figuras de Leonardo Angelo " Itatiaia "e Wanderley Gomes "Tv Vitrine " que cobrem e apoiam o carnaval de BH desde a época em que o mesmo era situado na VIA 240 no bairro Arão Reis. 

A rainha do Bloco Laiz Inêz mostrou samba no pé durante o cortejo, com sorriso no rosto tirou fotos com os foliões , brincou e disse no pé a que veio o mais novo bloco da cidade. 

O Bloco saiu em cortejo por volta das 16:30 indo para um encontro com o Bloco " Vou Ali e volto" que recebeu o Unidos pela Cerveja com muito carinho e atenção, Os dois bloco tocaram juntos até o fim da tarde de domingo arrastando a multidão que tomava a praça proximo ao aeroporto Carlos Prates.




























Read more »

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Conheça a ordem de desfiles das escolas de samba de BH para 2017


Com apenas quatro escolas de samba em 2017 depois de um pessimo planejamento carnavalesco do poder publico e pouca inforção sobre os desfiles. As quatro escolas de samba que irão desfilar em 2017 em BH sortearam hoje na sede da Belotur a ordem de desfiles.

1 - GRES. ESTRELA DO VALE

2- GRES. IMPERAVI DE OUROS

3- GRES. ACADÊMICOS DE VENDA NOVA

4- GRES. CIDADE JARDIM.

Read more »

Conheça a nova ordem de desfiles dos Blocos Caricatos para 2017.


Depois de muita polemica um novo sorteio foi feito na tarde de hoje na Belotur " Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A"  A nova ordem ficou da seguinte maneira.

1 Unidos da Zona Norte

2- Por Acaso

3- Bacharéis do Samba

4- Inocentes de Santa Tereza

5 - Vila Estrela

6- Mulatos

7 - Estivadores do Havai

8- Infiltrados

9- Corsários do Samba

10- Invasores do Santo Antônio

Read more »

Polemica: Prefeitura de BH se defende contra acusação de estar financiando bloco carioca na cidade com verba publica.

Junto ao crescimento da folia, o Carnaval de Belo Horizonte também tem acumulado polêmicas. A mais recente delas, sobre patrocínios e blocos de fora do Estado, causou debates acalorados nas redes sociais. Em um post que viralizou no Facebook nessa quarta-feira (15), o percussionista Zeca Magrão afirmou que o Monobloco iria receber R$ 250 mil da Ambev, com apoio de recursos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para desfilar no Carnaval.
A informação gerou críticas de vários foliões, questionando o suposto uso de dinheiro público para financiar o bloco carioca, em detrimento de músicos locais. “Com tantos blocos e músicos bons em nossa capital, a Ambev, com apoio da Prefeitura, prefere contratar o Monobloco e desembolsar nada mais nada menos do que R$ 250 mil. Não tenho nada contra o bloco do Rio de Janeiro, mas aqui nós temos músicos tão competentes quanto”, disse no Facebook o percussionista.
Por telefone, Zeca completou: “A Ambev deve lucrar mais de R$ 3 milhões na cidade e decidiu investir no Monobloco. Enquanto isso, a Prefeitura destinou só R$ 300 mil aos artistas locais. É quase nada. E a Prefeitura está divulgando esse evento, facilitando esse tipo de atitude, que só fortalece blocos de fora”, argumenta Zeca.
Procurado pelo Magazine, Maurício Landi, gerente de marketing da Ambev em Minas Gerais, diz que “é impossível dimensionar o lucro da Ambev durante o Carnaval” de Belo Horizonte, mas explica que a empresa investiu em outros blocos além do carioca. “Nós somos o patrocinador nacional do Monobloco e vimos uma chance grande em BH. Hoje, nós patrocinamos também Baianas Ozadas, bloco O Leão da Lagoinha e U’Bloco, do Necup. Só nesses primeiros dois meses, ajudamos mais de 20 eventos, como o Trio Chacoalha, que acontece neste sábado, também com nosso patrocínio, numa festa gratuita ao público”, diz Landi, sem revelar os valores de patrocínio oferecidos pela Ambev.
O percussionista Celso Alvim, maestro do Monobloco, também confirmou que o bloco carioca recebeu apoio financeiro da Ambev apenas para o desfile, marcado para a terça-feira de Carnaval (28), no entorno do Mineirão, mas sem apoio de verba pública. Além disso, o músico ressaltou que o Monobloco realizou com investimentos próprios as oficinas percussivas que aconteceram na capital mineira a partir de maio do ano passado, sempre às quintas-feiras, no Barracão do Queixinho, no Carlos Prates.
“O Monobloco vem investindo recursos próprios nesses encontros, bancando a vinda dos batuqueiros que dão aulas nas oficinas toda semana. Quanto ao desfile da terça-feira de Carnaval, a gente teve uma cota de apoio da Ambev, mas é uma cota que não cobriu todos os gastos, o resto vamos pagar. E não teve nenhum tipo de verba da Prefeitura nisso. O único apoio da Belotur é o que todos os blocos recebem no dia do desfile, como banheiros químicos e logística do evento”, diz Alvim.
O presidente da Belotur, Aluizer Malab, reforçou as falas da Ambev e do Monobloco, dizendo que o grupo não recebeu dinheiro público para qualquer fim. Malab pontuou que os blocos e as escolas da cidade tiveram incentivos financeiros por meio de editais abertos pela Belotur, no fim de janeiro.
“Entendendo o crescimento do Carnaval, fizemos os editais para contemplar artistas locais. O Monobloco nem neste edital entrou. Eles têm patrocínio da apoiadora deles, a Ambev, que também os patrocina em outros eventos no Rio e em São Paulo, é algo normal, não contam com nada de dinheiro público”, disse.

O presidente da Belotur ainda ressaltou os investimentos nos artistas locais. “Para o Carnaval da cidade, tivemos, por meio de edital, R$ 7.000 para artistas regionais, R$ 3.000 para artistas locais, além de um edital para os três palcos oficiais da Prefeitura, na Guaicurus, na praça da Estação e na avenida Brasil. Por fim, o edital de sonorização, para melhorar o som dos blocos maiores, teve R$ 300 mil distribuídos de acordo com critérios de porte e pontuação. Além de mais R$ 200 mil para as escolas de samba e R$ 225 mil para blocos caricatos”, informou Malab.

FONTE:Matéria /Imagem . http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/pbh-n%C3%A3o-bancar%C3%A1-monobloco-1.1436759

Read more »

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Carnaval em BH deve injetar R$ 335 milhões no comércio da cidade A estimativa é feita pela Belotur que espera a presença de 2,4 milhões de foliões durante os dias de folia capital

O Bloco Então, Brilha reuniu mais de 40 mi pessoas no desfile do ano passado pelas ruas do baixo Centro de BH (foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press)

A nova realidade carnavalesca de Belo Horizonte deve render à capital receita turística em torno de R$ 335 milhões. A estimativa é da prefeitura que espera que cerca de 2,4 milhões de foliões curtam a festa de momo na cidade. Sendo que 500 mil devem ser o público de fora. Para isso estão sendo investido R$ 1,7 milhão a mais que em 2016, quando foi feito o aporte de R$ 3,3 bilhões. Esse montante de R$ 5 milhões é a soma dos recursos da iniciativa privada e do setor público. 

Levantamento feito pela Fecomércio, em parceria com a Belotur e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel) mostra que 73,8% dos comerciantes estão com expectativa de que o movimento este ano será maior que o observado em 2016, por exemplo. 

A rede hoteleira da cidade também está com sorriso estampado. Isso porque a taxa média de ocupação para o período é de 40% de ocupação. Mas os estabelecimentos que estão mais próximos ao Centro da cidade, ou que ficam na rota dos blocos tem atingido até 70% de reservas. 

A mudança de postura em relação ao carnaval em BH é refletida também pela fala do presidente da Belotur, Aluizer Malab, que acredita que a capital pode se tornar, de vez, referência em bom caarnaval. “Todos os esforços estão sendo feitos para garantir conforto aos foliões em termos de investimentos em estrutura, o que gera confiança e credibilidade no mercado. Esperamos consolidar a nossa cidade como rota carnavalesca no Brasil com a nossa criatividade e diversidade. Afinal, temos que aproveitar o grande potencial turístico que temos e dar mais visibilidade aos nossos atrativos”, afirmou. 

Cerca de 350 blocos cadastrados e um total de 416 desfiles para todos os gostos agitam BH entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março. Os blocos Caricatos desfilam no dia 27 e as escolas de samba no dia 28, ambos na Avenida Afonso Pena. 

Nos dias do carnaval, três palcos fixos ficarão em pontos estratégicos. Além dos já tradicionais na Praça da Estação e na Avenida Brasil, a novidade é o palco da Rua Guaicurus, no Centro, que será montado entre as ruas São Paulo e Curitiba. 

A Prefeitura de Belo Horizonte vai disponibilizar 10 mil diárias de banheiros químicos, 3 mil a mais do que as 7 mil de 2016. O metrô de Belo Horizonte vai funcionar todos os dias da folia até as 2h para embarques apenas na Estação Central e desembarque em qualquer estação. A BHTrans vai reforçar o atendimento das linhas de ônibus. Serão 4 mil servidores da PBH mobilizados para o evento.

FONTE/CRÉDITOS : 
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/02/15/internas_economia,847743/carnaval-em-bh-deve-injetar-r-335-milhoes-no-comercio-da-cidade.shtml

Read more »

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Com menos 4 escolas de samba . BH, mantém desfiles na Av Afonso Pena.

Foto: Bem-Te-Vi 2016 - Acervo da Escola. 

O Descaso do poder publico com o seguimento escola de samba chegou a um ponto em que as escolas começam a deixar a pista de desfiles.

Logo após o fim do carnaval de 2016, reuniões foram marcadas entre as escolas e posteriormente com a Belotur. Fato é que das poucas reuniões realizadas pela Belotur em 2016 após o carnaval com as escolas nada se resolveu de concreto. Já em 2017 o regulamento dos desfiles só foi publicado no DOM ( Diário Oficial do Município ) em 08/02/2017 e até a presente data a verba ainda não foi disponibilizada, lembrando que a data de inscrição das escolas encerrou se  no dia 14/02/2017. Sem nem um planejamento as escolas amargam um processo de desestrutura quem vem atingindo diretamente as comunidades ligadas as instituições e em 2017 apenas 4 escolas de samba devem desfilar na Avenida Afonso Pena, são elas, Acadêmicos de Venda Nova, Cidade Jardim,Imperavi de Ouros e Estrela do Vale.

Segue a posição oficial dada por cada uma das escolas de samba. 

Em março de 2016 o então presidente da Força Real oficializou aos presidentes que deixaria o cargo da instituição por problemas pessoais em família e que com o fim de seu mandato esperava que outra pessoa assumisse a agremiação, o que não aconteceu e a escola esta parada mesmo com o enredo pronto.

A segunda baixa veio logo depois com a tradicional Bem-Te-Vi que mesmo tendo passado em 2016 por serias dificuldades ; segundo o presidente Luiz Carlos Novais , a escola não recebeu a verba de 2016 tendo ele mesmo que arcar com 100% das despesas da agremiação e que ainda hoje, continua  no aguardo da verba de 2016, impossibilitando a montagem da escola para 2017.

Já a Academia do samba Império da Nova Era que já há dois anos vem ensaiando uma volta ao carnaval da cidade, alega falta de estrutura e apoio do poder publico, para viabilizar o projeto .

E o caso mais recente a atual campeã do carnaval Canto da Alvorada , deixa os desfiles de 2017 em protesto pela forma em que o carnaval da cidade vem sendo conduzido pelo poder publico , sem respaldo as agremiações que desde 2004 seguram o carnaval da cidade.
     

Read more »