BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

sábado, 28 de novembro de 2015

Mesmo sem patrocínio Força Real fecha atelier e esta com fantasias prontas para 2016.

Ala dos Bares e Botecos de BH.Interesados entrar em contato em  975767306.


A Força Real, terminou sua ultima baiana na noite de sexta (27) e esta com as fantasias de alas todas prontas. “Cerveja o Néctar dos deuses “ é o enredo que a escola levara para a avenida em 2016, assinado pelo carnavalesco Flávio Campello.
A escola agora ira focar seu tempo nos destaques, ensaios e alegorias .
Entregar as fantasias para a comunidade em novembro é o mínimo que podemos fazer em resposta a nota 6 sem justificativa de 2015 no quesito. Disse o presidente Felipe a equipe ao finalizar o carnaval. 

Read more »

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Blocos de Rua dizem não ao camarote. Conheça a Nota de Repúdio.


Uma nota de repúdio causou polemica  nas redes sociais esta semana, se trata de uma nota contra a idéia de camarotes ligados aos blocos de rua de Belo Horizonte e a vinculação dos mesmos a marcas de cerveja.

SEGUE ABAIXO A NOTA NA INTEGRA: 


Nota de repúdio de blocos de rua do carnaval de BH contra o prefeito e o camarote |

Desde 2009, a cidade de Belo Horizonte vive um processo de RETOMADA do seu carnaval de rua. Retomada porque a festa nunca deixou de existir, em suas várias maneiras de fazer pela população, mas andou abandonada pelo poder público e apagada pelo modelo de cidade que diminui a convivência nos espaços públicos.

Essa retomada foi feita pelas pessoas, para as pessoas. Como um desejo de estarem juntas nas ruas da cidade, mas também como um CONTRAPONTO a um modelo de cidade excludente, privatista, individualista, em que o espaço urbano passa a ser a mera conexão de espaços individuais. Em suma, o modelo dos condomínios, dos shopping centers, dos camarotes e áreas vips. O modelo dos sonhos do atual prefeito.

Para qualquer um que vai ao carnaval de BH, fica bastante claro que quem faz a festa é a rede anárquica e deliciosa de pessoas que botam seus blocos na rua, que cantam e tocam, que inventam fantasias, que reinventam a cidade em seu ocupar pedestre. E, cada vez mais, essas pessoas assistem à tentativa torpe de apropriação da festa. Afinal, ela pode dar lucro e voto.

Em entrevista recente, o prefeito de BH afirmou ser a Belotur a responsável pelo renascimento da festa. Vultuosa mentira que ele tem insistido em repetir para, quem sabe, virar verdade. Pois o que temos a dizer é que a festa acontece e aconteceu APESAR do poder público e da atual gestão.

Em 2009 e 2010, a prefeitura ignorou a festa que vinha sendo feita. Em 2011, decidiu combatê-la, com ameaças a bares e uso de efetivo policial: pouco importa se a fantasia era de rei, pirata ou marinheiro, o expediente foi cacetete e bomba de gás lacrimogênio.

A partir de 2012, a PBH tentou se apropriar da festa e distorcê-la. Vendeu o direito de se fazer comércio nas ruas para uma marca de cerveja, montou palcos e esbanjou em publicidade. O fato é que os palcos da PBH não atraíram um décimo dos foliões presentes nos blocos, segundo dados oficiais. Na sua ânsia privatista, o ex-presidente da Belotur chegou a propor que a cidade se tornasse um grande blocódromo, com áreas restritas para a festa, todas elas comercializadas com grandes marcas.

Conhecemos bem essa história. Já vimos acontecer em muitos lugares. É a velha e triste apropriação das construções coletivas para interesses privados. Lucrar com os corpos, as baterias, as energias, os desejos dos outros. Mas aqui não vai passar.

É o momento de repudiar as declarações do prefeito e também todas as tentativas de cercear espaços, fechar, excluir, tornar VIP aquilo que é popular e aberto. É o momento de repudiar camarotes e seus abadás laranjados, suas pulseirinhas cítricas e suas práticas excludentes. A nossa festa não vai ser tomada. Contra o alambrado, nosso carnaval é feito por e para a livre circulação de corpos e pulsações, pelos quatro cantos da cidade.

Aos criadores de camarotes e áreas vips, avisamos desde já que nossos blocos não vão passar na sua porta. Não vai ser com nossos corpos que seu lucro virá.

********
Assinam a carta:
Alcova Libertina
Approach
Angola Janga
Baianas Ozadas
Baião de Rua
Bloco da Praia
Blocomum
Bloco do seu Pai e filhos de Gaby
Bloco Duro
Bombos de Iroko
Beiço do Wando
Bloco da Calixto
Bloco Fúnebre
Bigode Cheiroso
Corte Devassa
Delírio Coletivo
Do seu Bento à Dona Lúcia
Então Brilha
Fera Neném
Filhos de Tcha Tcha
Juventude Bronzeada
João Careca
Língua do São Salvador
Mama na Vaca
Manjericão
Maria Baderna
Moreré
Me beija que eu sou pagodeiro
Ordináááários
Padecendo no paraíso
Pena de Pavão de Krishna
Peixoto
Pisa na Fulô
Pula Catraca
Queixinho
Tico Tico Serra Copo
Tchanzinho da Zona Norte
Tetê a Santa
Toca Raul Agremiação Psicodélica
Vai tomar no Cooler
Vira o Santo

Read more »

domingo, 22 de novembro de 2015

Cia. Mineira de Dança Folclórica Arraial do Sem Nome é FORÇA REAL 2016.


Buscabdo Reforçar ainda mais seu quadro para o próximo desfile a Força Real divulgou na data de hoje mais uma grande aquisição. 
A Cia. Mineira de Dança Folclórica Arraial do Sem Nome, fechou uma parceria com a escola de samba Força Real na tarde deste domingo (22). Fazendo agora parte oficialmente do desfile da agremiação a Cia. Mineira de Dança Folclórica Arraial do Sem Nome, ficara com a responsabilidade de apresentar todo o seu brilho na comissão de frente da Força Real, que desfila em 2016 o enredo " Cerveja o Nectar dos Deuses " do carnavalesco Flávio Campello.  

Read more »

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bloco Caricato Acadêmicos da Vila Estrela define tema.


Com festa e muito samba, o Acadêmicos da Vila Estrela definiu neste fim de semana seu tema para o carnaval de 2016. " Ala lá ô ôôôôô " é o titulo do enredo que poretende exaltar os antigos carnavais.  O Vila Estrela pretende fazer uma viagem  a um tempo que não volta mais, a um carnaval das saudades, onde as marchinhas de carnaval eram o ponto forte da folia.

Read more »

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Curso de Turismo e Eventos do Centro Universitário Estácio BH, organiza feira sobre carnaval.

Carnaval de Belo Horizonte- Lembrado com muito respeito.

Ocorreu na noite de hoje quinta feira ( 12 ) a Feira promovida pelos cursos de Turismo e Eventos do Centro Universitário Estácio de Sá -BH , a feira deu destaque aos principais carnavais do Brasil e a origem da festa desde seus primórdios como festa pagã. 

Em uma das salas destaque para o carnaval de Belo Horizonte, que vem crescendo ano a ano e chamando a atenção. Com muita competência os alunos apresentaram a história do carnaval da cidade em fotos e objetos, destacando Blocos de Rua, escolas de samba e Blocos Caricatos. 

Em outra sala as atenções estavam voltadas a Marques de Sapucaí, e o carnaval carioca. Grandes carnavalescos foram lembrados, bem como momentos marcantes da história dos desfiles. Destaque para a apresentação da ex rainha do Carnaval de BH, Nathalia Moreno.

O frevo bem como o carnaval baiano não foi esquecido e um dos grupo se armou de guarda chuvas colorido para "frevar" em sala de aula. pés de moleque eram delicias a se experimentar bem como a boa apresentação dos alunos.

Com muito requinte o carnaval de mascaras de Veneza foi lembrado, o grupo chamou atenção na delicadeza de suas mascaras e na sutileza da decoração. 

Já na entrada as primeiras manifestações carnavalescas do Egito as festas de Baco davam o tom da beleza que seria a feira. 


Bruno Scarpeli Coordenador do Curso de Turismo e Eventos da Estácio/ Prof Fernanda Alves/Prof Alessando Ostelino / Felipe Diniz Presidente da GRCES;Força Real

Baiana - Acadêmicos de Venda Nova 

Setor - Mascaras de Veneza 

Entrada da Exposição 

Read more »

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Faculdade Estácio de Sá promove Feira e exposição sobre carnaval.


A Estácio BH apresenta exposição sobre o carnaval Visitação acontece no dia 12 de novembro, das 19 às 21h30 na unidade Prado É carnaval no Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. No dia 12 de novembro, a unidade Prado recebe a exposição "Areté: retratos da brasilidade", com registros da festividade. Serão expostos no Bloco 4, itens como fotos da folia, exemplares de publicações, maquetes, croquis de alegorias e fantasias. Serão exibidos também documentários e peças que narram o história do carnaval, antes mesmo do carnaval. A ideia da mostra surgiu com a realização de projetos experimentais com os alunos dos cursos de Eventos e de Turismo em 2013. Daí em diante, a exposição que é realizada semestralmente vem crescendo em estrutura e público. Na próxima edição as inovações ficam por conta dos produtores que, além de muita criatividade, irão utilizar muitos recursos reciclados, colocando em foco também a importância da sustentabilidade. Aliado a tudo isto, os discentes do curso de Moda apresentarão figurinos baseados na festa momesca. O evento terá início às 19 horas e a visitação é aberta ao público externo de forma gratuita.

Read more »

domingo, 8 de novembro de 2015

Força Real mobiliza comunidade e amigos em prol das vitimas da tragédia em Mariana.


A escola de Samba Força Real, mobilizou sua comunidade em prol de uma ajuda as vítimas na cidade de Mariana. Durante todo o sábado receberam doações que já foram encaminhadas a cidade de Mariana. A escola continuara recebendo doações durante a semana na Rua galileu 25 Bairro Dom Bosco.

Read more »