BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Rio de Janeiro cria uma nova Liga. BH ainda sem definição dos rumos da Associação Cultural Samba Dez.

Uma nova LIGA para comandar o GRUPO B do Rio de Janeiro. Em alguns anos estamos percebendo a transformação e criações de ligas no eixo Rio/São Paulo. A Nova delas é a LIESB, que pretende organizar o fomentar dos desfiles do grupo B da cidade maravilhosa.

A nova entidade contou com aprovação e apoio de 12 escolas das 15 existentes: Unidos de Lucas, Unidos do Cabuçu, Unidos da Ponte, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Leão de Nova Iguaçu, Em Cima da Hora, Acadêmicos do Sossego, Unidos de Bangu, Unidos do Jacarezinho, Arranco do Engenho de Dentro, Mocidade Unida da Santa Marta e Arame de Ricardo.

Belo Horizonte detém a Associação cultural samba Dez, desde 2007, que veio a substituir a LIAC/MG  ( Liga independente das Agremiações Carnavalescas de Minas Gerais )
Fato é que o “Samba Dez”  esta praticamente parado , ainda em caráter subjetivo presidido por Luiz Carlos Novais, apenas duas escolas de samba oficialmente , não tem nem uma ligação com o “Samba 10” a ponto de nunca terem se quer participado de reuniões. 

GRCES. Força Real e GRES. Imperavi de Ouros, outras escolas já manifestaram interesse em deixar e até mesmo já divulgaram cartas abertas sobre o assunto, como foi o caso do Gres. Estrela do Vale e Gres. Acadêmicos de Venda Nova.


Não seria a hora de seguir o exemplo de Rio e SP com novas ligas , avaliar e tirar o melhor proveito destas histórias ou o melhor caminho seria uma limpeza geral na casa do Samba Déz e a continuidade do trabalho ? 

2016 esta batendo na porta e até então nem uma novidade oficial. 
O Blog Carnaval BH esta aberto a qualquer entidade carnavalesca que queira se manifestar.

3 comentários:

  • Anônimo says:
    11 de maio de 2015 às 08:51

    Caro Presidente Felipe,
    Nós do Gres Estrela do Vale temos uma posição firmada em relação a esta situação:
    Somos a favor de termos uma unica liga ou associação que represente as Escolas de Samba. Mas para isto entendemos que esta entidade deve ser transparente e democrática.
    No caso do Samba Dez entendemos que seu estatuto é anti democrático pois não permite que novos associados possam participar de sua administração ou seja seus presidentes não podem concorrer a cargos, por exemplo de presidente da associação.
    Outro questionamento que fazemos é quanto a transparência pois nestes últimos 05 anos não tivemos conhecimento de que houvesse tido prestação de contas desta entidade aos seus associados.

    Portanto entendemos que sanados estes problemas no Samba Dez ou na impossibilidade desta, sendo criada outra entidade que atenda nossas reivindicações somos totalmente favoráveis.

  • Luiz carlos Novais Novais- Presidente em carater precáro do SambaDez says:
    11 de maio de 2015 às 09:11

    Sr. Diretor do Blogger CARNAVAL BH. Desta feita venho parabenizar as agremiações dos estado adjacentes, ativas ou inativas que tiveram a coragem de reaproximar-se de suas ligas para normalizar sua situação ou recriar uma nova representação. Quanto a Associação Cultural SambaDez, ela continua em franca atividade até porque as contas administrativa chegam todos e meses e são pagas com o parco recurso e possibilidade do seu presidente ao arrepio e dos olhares fios dos associados que por falta de opositores faz com que esse presidente exerça essa função em caráter "precário". Quanto a pretensão da primeira agremiação mencionada, não existe amparo legal para o seu desligamento, sendo que a segunda só ouve murmúrios, mesmo que assim não fosse, foi notado que por desídia da administração, nunca chegou à essa Associação,nenhum pedido formal para seu desligamento; que também seria indeferido pelo mesmo diapasão: falta de amparo legal. Aproveito essa oportunidade para parabenizar o diretor do Blogger CARNAVAL BH, por esse serviço de Utilidade Publica emprestado especialmente para nós sambistas.

  • Eduardo Raimundo Bavose says:
    14 de maio de 2015 às 16:30

    Caro Presidente Luiz Carlos Novais,
    venho de publico me desculpar por colocações feitas indevidamente no comentario anterior.Entendi os argumentos apresentados em relação a prestação de contas e quanto a forma de escolha da diretoria reconheço que me equivoquei na interpretação do estatuto.
    Reafirmo o compromisso que o Gres Estrela do Vale e sua diretoria tem em defesa do fortalecimento do carnaval de BH e neste sentido nos colocamos a disposição para discutirmos os rumos da Associação Samba Dez e do carnaval. Abraço fraterno deste amigo, Eduardo.