BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Força Real anuncia curso de capacitação para o Departamento Jovem.



A escola de samba Força Real, anuncia o curso de capacitação para o departamento jovem da escola. O curso sera ministrado neste sábado e contara com a presença dos jovens envolvidos no departamento, diretores da escola e convidados.

Alem do presidente da escola um dos palestrantes sera o Dir.de Carnaval da agremiação Guilherme Freitas que vê com alegria a criação do primeiro departamento jovem do carnaval de Belo Horizonte. Lucas Cunha, presidente do departamento acredita que o curso sera o passo inicial para um novo conceito de valorização do jovem dentro das escolas de samba e já planeja seu mandato.

Read more »

sábado, 25 de agosto de 2012

Recordar é Viver... Vamos Falar de Monte Castelo ?


Pavilhão Ilustrativo ( Não oficial )


Fundada entre os anos 40 e 50, a Monte Castelo era a prova viva que nosso carnaval e nossas escolas de samba não surgiram hoje. Possuía as cores verde e amarela e tinha uma coroa como símbolo. Nunca foi campeã do carnaval mas era dotada de uma história e de nomes de glórias no samba. Desfilou pela ultima vez em 1990 no grupo B com o enredo “Na Ilusão do Cruzado, Quimaré” em uma bem humorada critica a moeda da época o CRUZADO.
Em 1988 Cantou “No Reino de Antônio da Zazá” que era considerado um dos maiorais do samba de Belo Horizonte trechos do samba ainda são cantados em algumas rodas de samba.

...Disse O Tio Antonio da Zazá
Quem não pode com a mandinga não carrega o patuá
Quebra quebra gabiroba quero ver quebrar
Quebra lá que eu quebro cá quero ver quebrar
O Pau que nasce torto não tem jeito morre torto
Monte Castelo Na avenida esta de novo
Sacudindo a galera e cantando este refrão...


Em 1987 a escola levou para a avenida do samba de Belo Horizonte o eterno puxador de sambas de enredo “Aroldo Melodia” puxador de renome no Rio de Janeiro e referencia na União da Ilha do Governador.
A Monte Castelo hoje não existe mais, mas seus ensaios no bairro Caiçara ainda são lembrados com quem guarda com nostalgia o pavilhão verde e amarelo Monte Castelense.

PARA QUEM CURTE , SEGUE O AUDIO DO SAMBA DA MONTE CASTELO DE 1987 NA VOZ DO ETERNO AROLDO MELODIA ( O BLOG NÃO POSSUI INFORMAÇÕES SOBRE QUEM ERAM OS COMPOSITORES DO SAMBA)

Read more »

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ESTRELA DO VALE ANUNCIA ABERTURA DE ESPAÇO PARA ENSAIOS.



A estreante do grupo especial, Estrela do Vale, começa a preparar seu carnaval com chave de ouro. A azul e amarelo do barreiro anuncia que a abertura de seu espaço de ensaios será no dia 02/09/2012 á partir das 13:00 somente para convidados. A festa de inauguração será regada a Chopp e feijoada e muito samba.O espaço sera usado para ensaios e projetos sociais da comunidade da escola.

A Estrela do Vale vai apresentar em 2013 o enredo "Vale Tudo Por Amor" de autoria do carnavalescos Marco Aramha e Marcyo de Oliveira.

Read more »

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Confira o que rolou na ultima Audiência Publica em defesa do Carnaval.


Foto /Arquivo Blog Carnaval BH

A Audiência Pública foi realizada com sucesso, na Comissão de Administração Pública, dia 13, para " Avaliar o Carnaval 2012 e discutir as Perspectivas para o Carnaval 2013 em BH".

Contamos com a presença de representantes da BELOTUR, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e foi uma ótima oportunidade para que estes órgãos esclarecessem ao Poder Público as falhas ocorridas no licenciamento, montagem e execução do evento em 2012, momento que a Belotur se comprometeu a sanar no próximo ano com antecedência estas falhas estruturais.

A Belotur também colocou seu ponto de vista, e ficou decidido que após as reivinidcações da Polícia Militar e dos Bombeiros serem avaliadas, realizaremos novo encontro para garantir este intercâmbio com a antecedência devida.

Na próxima oportunidade, faremos novamente o convite à todas as agremiações e continuaremos à disposição como sempre, no sentido de lutar pelo crescimento e valorização do nosso carnaval.

Fonte: Gabinete Vereador Hugo Thomé.

Read more »

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Canto da Alvorada comemora seu primeiro "ArraiáSamba" e anuncia pareceria com a quadrilha campeã de 2012 (Feijão Queimado)

1º "ArraiáSamba"da Canto da Alvorada

A GRES.Canto da Alvorada, comemorou seu primeiro "ArriáSamba" com sucesso, abraçada pela comunidade do Campo Alegre, a escola deixou a vontade todos os seus integrantes e convidados que festejaram do inicio ao fim da festa.

Em uma noite de novidades, a Canto da Alvorada anunciou uma inédita parceria com a Quadrilha campeã de 2012 do Arraial de Belô ( FEIJÃO QUEIMADO ) que encantou a comunidade da verde e branco ao se apresentar no evento,e no final recebeu uma homenagem da diretoria da escola de samba.

Samba, barraquinhas, cerveja,brincadeiras, comidas típicas e claro a bateria nota 10 de Mestre Linguinha foram pontos altos do evento.

Feijão Queimado

Raquel Moçambique a frente da Bateria

Homenagem a Quadrilha Feijão Queimado

Read more »

AGORA É OFICIAL: RAQUEL MOÇAMBIQUE É A NOVA RAINHA DE BATERIA DA BI-CAMPEÃ CANTO DA ALVORADA.





A eterna Rainha do Carnaval Raquel Moçambique que tanto já reinou na avenida do samba, volta a abrilhantar ainda mais a festa. A novidade para 2012 é que Raquel esta assumindo oficialmente o posto de Rainha de Bateria da Canto da Alvorada. Durante a apresentação da bateria no ultimo evento da escola, Raquel não escondia sua alegria e satisfação de reinar a frente de seus ritmistas, cantou, sambou, e até tocou junto da bateria de Mestre Linguinha. Simpática aos olhos da comunidade foi aplaudida e agradeceu o carinho.

Parabéns Raquel Moçambique.

Read more »

domingo, 19 de agosto de 2012

CIDADE JARDIM CONVOCA SAMBISTAS.


ESCOLA DE SAMBA CIDADE JARDIM CONVIDA AMIGOS E AMANTES DO SAMBA PARA UMA REUNIÃO:

LOCAL: AVENIDA FRANCISCO SALES 543
DATA: 23/08 - QUINTA FEIRA
HORÁRIO: 19:00

PAUTA: PROJETO DE LEI PARA DEFESA DO NOSSO CARNAVAL, MUDANÇA DE RESPONSABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO CARNAVAL DA BELOTUR PARA A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA, ORGANIZAÇÃO PRÓXIMO CARNAVAL E OUTROS ASSUNTOS

POR FAVOR SAMBISTAS REPASSEM O CONVITE JÁ PASSOU DA HORA DE FAZER O CARNAVAL DE BELO HORIZONTE UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE RESPONSA

Read more »

sábado, 18 de agosto de 2012

Tradicional Bloco Caricato Os Estivadores do Havai, anuncia sua volta ao carnaval de BH.Define tema para 2013 e presta homenagem a seu fundador.


O Grêmio Recreativo Bloco Caricato Estivadores do Havai é um bloco tradicional de Belo Horizonte, foi criado na década de 60 no bairro Floresta, mas após um longo período de paralisação, foi resgatado pelo Jorge Mangabeira (JORJÃO) tendo seu registro oficial de ata e aprovação do estatuto em 12 de julho de 1984, com sua sede na rua Garças, 43 no bairro Santo André. Os Estivadores do Havai, a partir de 1985 retornou ao carnaval oficial de BH que acontecia na Av. Afonso Pena. Com seu retorno em 2013, Os Estivadores vem com o Tema: "Jorge Mangabeira" no Palco da vida, veio sambar e Alegrar BH!

Uma homenagem a Jorge Mangabeira, conhecido como Jorjão, sempre foi uma peça na cultura de Belo Horizonte, produtor de eventos, inaugurou grandes casas de samba em BH, como Pouso Forçado, Centro Gaúcho e produziu grandes shows como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Sorriso Maroto e muito mais. Fundou a Liga Independente dos blocos Caricatos na década de 80 onde foi até o governador na época Newton Cardoso, para garantir a verba para os blocos. Possuidor de um espírito de liderança imponente, trabalhou em grandes campanhas políticas outra de suas paixões, junto com Itamar Franco, Newton Cardoso, Mauricio Campos, Aécio Neves, etc. Infelizmente, Jorge veio a falecer em 14 de dezembro de 2011 com 57 anos.

E como o retorno dos Estivadores era seu desejo grande, estamos de volta ao carnaval homenageando esse grande sambista, JORGE MANGABEIRA, com muita saudade.

Read more »

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Canto da Alvorada movimenta seu primeiro Arraiasamba.

Atual Bi-Campeã do carnaval, a Canto da Alvorada, movimenta seu primeiro "ArraiaSamba" em sua comunidade, sera neste domingo dia 19 a partir das 16H com quadrilhas, barraquinhas, comidas tipicas e claro samba no pé.


Read more »

ESTRELA DO VALE DEFINE SEU ENREDO...




G.R.E.S. ESTRELA DO VALE

Carnaval 2013

Presidente:Madalena Bavose

Autores do enredo: Marco Aramha e Marcyo de Olliveira

Intenção do enredo
O G.R.E.S. Estrela do Vale em sua estreia no grupo principal do carnaval BH 2013, se personifica de cupido para conhece e contar as diversas e historias de amor na humanidade.

VALE TUDO POR AMOR

Dizem que sou o responsável pelos apaixonados, que por causa de minhas flechas encantadas, loucuras são cometidas por amor. Tão antigo quanto o próprio tempo assisto neste palco universal o desenrolar das paixões. E hoje aqui sob forma de luz, samba e fantasia, vou contar algumas historias de amor.

Conta à lenda que o Sol e a Lua representam os primeiros amantes em sua dança cósmica pelo universo, vagueiam pelo céu iluminando a Terra em busca de um dia se encontrarem e poderem viver uma linda história de amor.

Nascida da espuma do mar. Com muitos nomes a deusa do amor Afrodite é a deusa da beleza e do amor. Afrontada pela beleza de Psique mandou seu filho Eros faze-la apaixonar-se pelo homem mais feio da Grécia. Porem ao vê-la Eros se apaixona profundamente. Afrodite ao saber impõe várias tarefas impossíveis a bela Psique, porem Eros pedindo a Zeus para que intercede-se, e assim consagrando o casamento entre Eros e Psique.

Já na época em que Roma e Egito reinavam supremos sobre a terra. Dois monarcas se entregam a paixão, Marco Antônio e Cleópatra, que em seu tórrido romance esqueciam suas diferenças políticas. Conta se que certa vês Cleópatra sabendo que seu amado Marco Antônio chegava de
Roma após cavalgar sem descanso por muito tempo para encontra-la no Egito, Cleópatra mandou encher um grande aposento de seu palácio com rosas ate a altura dos joelhos. Quando o cansado e mal cheiroso Marco Antônio atravessou o lago de rosas encontrou do outro lado sua com sua amada, perfumado e revigorado pelo aroma das rosas.

Na mística Índia o Taj Mahal é a maior prova de amor do mundo, que o Imperador Shah Jahan mandou construir em memória da sua esposa que morreu ao dar a luz a seu filho.

No Brasil na época do império em Minas Gerais uma escrava com nome de Xica da Silva fez o contratador de diamantes João Fernandes se apaixonar por ela, tanto que a ex -escrava virou rainha, sendo a figura mais importante do Arraial do Tijuco, onde teve sua própria corte que organizava festas e banquetes.

Inspirado na tragédia grega Orfeu, o poeta Vinícius de Moraes criou Orfeu da Conceição, uma história de amor entre Orfeu e Eurídice que se passava numa favela carioca misturado com samba e carnaval.

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. É a lírica amorosa mais popular da literatura de língua portuguesa. Destaca-se pelos lindos poemas de amor. Do livro Grande Sertão: Veredas, do escritor João Guimarães Rosa vem a historia de Diadorim e Riobaldo. Entre lutas e batalhas a amizade tornada paixão entre companheiros. Mas somente com a morte de Diadorim o segredo e de seu sexo feminino é revelado. Do romance de Vitor Hugo nos vem a Paris de 1482.

Quasimodo corcunda e deformado se encanta pela bela cigana Esmeralda. Em luta para salvar sua amada faz justiça para o povo e em derradeiro ato de amor a entrega aos braços de Febo amor de Esmeralda

Dos contos infantis vem a bela historia de A bela e a fera , mostrando que o amor esta nos sentimentos e não na aparência

A sedução entra em cena em poemas e poesias românticas, do amor de Romeu e Julieta.

Na tela do cinema o impossível amor entro o gigantesco monstro King Kong e a bela jovem entre seus dedos. Sensuais lingeries provocantes, perfumes afrodisíacos, beijos e caricia, são as armas de atração para os prazeres do amor.

Qualquer forma de amor vale a pena! Se for livre de preconceitos. O que importar e amar e ser feliz.

Estamos na era digital e os relacionamentos se digitalizaram. Conectados a rede, amantes virtuais se transformam em bits e baits. Usando nicks e gifs como artifícios de conquista. Esse e o Amor Virtual

E o carnaval umas das festas populares brasileiras regadas samba, suor, amor e paixão.
E na região do Barreiro a comunidade apaixonada pelo pavilhão azul e amarelo da escola de samba Estrela do Vale. Estreando no grupo principal das escolas de samba do carnaval de BH. Em uma verdadeira declaração de amor a Estrela do Vale mostra que vale tudo por amor.

Marco Aramha & Marcyo de Olliveira

Read more »

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

FORÇA REAL FAZ PARCERIA COM ESCOLA.



Força Real anuncia parceria com a Escola Estadual Laice Aguiar, onde ministrará em uma atividade extra curricular aulas de Bateria para os alunos. As aulas começam ainda este semestre.

Estiveram presentes o presidente da escola Felipe Diniz e o presidente de honra Cesinha.

* Maiores informações sobre os trabalhos sociais da agremiação:

www.forcareal.blogspot.com

FONTE: www.http://abraceocarnavaldebh.wordpress.com/

Read more »

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bloco Caricato Inocentes de Santa Tereza define Tema de 2013



Com o tema “O Sonho começou. Eu quero Brincar” apresenta-se em 2013 o tradicional bloco Inocentes de Santa Tereza . Penta campeão entre os anos de 1976 e 1980, o Bloco busca voltar ao pódio e honrar o nome do tradicional Bairro de Santa Tereza, conhecido por sua tradição carnavalesca e sua boemia.

Seu enredo “O sonho começou.Eu quero Brincar” ir abordar o fantástico mundo das brincadeiras infantis. O Bloco promete soltar pipa, jogar pelada , rodar pião,pular amarelinha e brincar de Pera, Uva, Maçã ou Salada Mista em plena avenida, caricaturando com cores e irreverência o universo infantil e suas brincadeiras.

Read more »

domingo, 12 de agosto de 2012

CÂMARA DE VEREADORES CONVOCA AUDIÊNCIA PUBLICA COM PAUTA DE AVALIAÇÃO DO CARNAVAL DE 2012 E PERSPECTIVAS PARA 2013.


Foto-Arquivo/Blog carnaval BH.


Ocorrera nos dia 13 de agosto as 13 H na Câmara Municipal de BH uma Audiência Publica que ira discutir o carnaval de 2012 e as perspectivas do carnaval de 2013 na cidade.

A audiência sera no Plenário Helvecio Arantes e é aberta a todos.

Maiores Informações:

3555-1128

Read more »

sábado, 11 de agosto de 2012

Por Acaso define seu tema e apresenta seu logotipo oficial para 2013.






Campeão nos três últimos desfiles pelo grupo principal, o Bloco Por Acaso ainda leva na sua bagagem de vitórias um campeonato no grupo de avaliação. Voltando na história do bloco o mesmo se doou e investiu nas crianças de sua comunidade, que ainda crescem junto do mesmo. Por este e outros motivos vemos sempre um bloco com trassos infantis na avenida, fantasias leves e muitas cores, para 2013 não sera diferente...

O Bloco Caricato Por Acaso, anuncia o tema que defendera na avenida no próximo desfile "LEMBRANDO NOSSO TEMPO DE INFÂNCIA O POR ACASO VEM MOSTRAR NA AVENIDA ANTIGAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA".

O Por Acaso pretende resgatar antigas brincadeiras infantis, ver piões rodando, bolas de gude na avenida, amarelinha , Pipas ao ar, brincadeiras de roda não sera nem uma surpresa o que o bloco pretende mesmo é reviver a infância de cada um e fazer uma viagem no tempo, onde criança era criança e todos viviam felizes para sempre.

Read more »

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O GRCES.FORÇA REAL anuncia sua voz oficial para o carnaval de 2013.

Evandro com o Presidente da Escola Felipe Diniz a Diretora Rosangela "Nega Rô" e o Presidente do Departamento Jovem da Escola Lucas Cunha

Evandro de Souza que já defendeu o pavilhão de escola tradicionais como a antiga GRES.Monte Castelo,onde gravou no LP de 88 o samba da escola, passou também pelo carro de som das tradicionais Canto da Alvorada(87 e 2012 como auxiliar) e Bem-Te-Vi ao lado de Serginho Beága nos anos de (88/90 e 91) lançou também em outubro de 2006 o CD “Retrato” com musicas de sua autoria e parceiros é a nova aposta da agremiação tricolor.

Segundo Evandro é um prazer, uma alegria que enobrece como cantor e sambista a oportunidade de mostrar o trabalho que vem galgando ao longo dos anos como puxador oficial da Força Real.

A escola promete entrar em breve nos estúdios e anunciar o samba que defenderá no próximo carnaval.



Read more »

domingo, 5 de agosto de 2012

Força Real anuncia a criação do Departamento Jovem.





O GRCES.FORÇA REAL, anuncia a todos a criação do seu Departament

o Jovem, que será formado por jovens de sua comunidade. Primeira escola de samba de Belo Horizonte a fundar oficialmente um departamento jovem, a Força Real pretende transformar este projeto social em seu maior triunfo fora da avenida. Para Anderson Lucas Cunha , candidato a presidência do departamento,


“ O departamento jovem ira ajuda a escola em vários quesitos como por exemplo os jovens terão mais facilidade de se interagir com a comunidade sem fala a boa vontade para trabalhar. A escola tem que ter este departamento porque a mente jovem e diferente das ideias adultas e muitas das vezes são ate melhores as ideias do jovem sem fala que em relação a eventos, nos jovens amamos prepara isso e quando você gosta de fazer uma coisa sai bem melhor” disse o mesmo.

Foto: Anderson Lucas Cunha Candidato a presidente do Departamento


A escola ira ministrar ainda este mês um curso para os envolvidos neste departamento, onde os mesmos, alem de receberem um certificado de capacitação, entenderão melhor como funciona e quais os atributos deste departamento. O Departamento Jovem da Força Real ira despontar na pasta de projetos sociais da agremiação, que acredita que o investimento no jovem de hoje é a garantia do samba de amanha.

Read more »