BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004

BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH . FUNDADO EM 2004
BLOG CARNAVAL BH. O CARNAVAL DA NOSSA BH FUNDADO EM NOVEMBRO DE 2004.10 ANOS DE FOLIA VIRTUAL LEVANDO O SAMBA DE BH ATÉ DENTRO DA CASA DOS SAMBISTAS. AQUI PEDIMOS PASSAGEM, A PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Seminário Regional do Carnaval, busca um evento profissional averiguando erros e acertos.


Ocorreu com exito o primeiro seminário regional das escolas de samba de Belo Horizonte, no mercado da Lagoinha na noite de sengunda feira (30).

Assuntos como o futuro o presente e o passado de nosso carnaval forão abordados, por palestrantes convidados pela Associação Cultural Samba Dez, em um clima de descontração e respeito.

Entre os destaques da noite, dados apresentados com pesquisas efetuadas junto ao publico no carnaval de 2010, na Via 240 revelaram o crescimento do evento. O evento teve o intuito de demonstrar os pontos altos e baixos do carnaval de Belo Horizonte, bem como detectar falhas e buscar soluções, um evento válido em um carnaval de retomada que já a 7 anos vem crescendo e buscando ser profissional. Estiveram presentes representantes das escolas de samba, blocos caricatos e seguimentos da cultura. Após o fim do evento os palestrantes responderam a perguntas e foram convidados para Coffe Break de encerramento.

O evento foi uma promovido pela Associação Cultural Samba Déz, com apoio da Belotur.

Veja aqui alguns momentos do seminário:

Read more »

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Samba Dez comunica :




A Associação Cultural Samba Dez convida a todos para o Seminário Regional de Carnaval, que deve se realizar no dia 30 de Agosto no Mercado da Lagoinha as 19 H. Os interessados devem se escrever pelo e-mail asambadez@hotmail.com.

REALIZAÇÃO
Associação Cultural SambaDez

PARCERIAS
Belotur
Regional Noroeste
Prefeitura de Belo Horizonte
SEBRAE

Apoio
Belotur
Blog – www.carnavalbh2.blogspot.com
Prefeitura de Belo Horizonte
Regional Noroeste

Read more »

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Estrela do Vale convoca compositores

Read more »

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Belotur comemorou seus 30 anos.



( foto: Belotur)

A Belotur completou seus 30 anos, e a solenidade na Câmara Municipal, ocorreu de forma tranquila e festiva, a presença de funcionários e autoridades abrilhantaram ainda mais a festa. O Samba também prestigiou a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, através da figura de Luiz Carlos Novais, presidente da Associação Cultural Samba Dez, que disse: “Nestes 30 anos a belotur em si veio para ajudar a construir o turismo de BH e para o carnaval vem demonstrando um crescente muito grande e que a associação vem sendo atendida com a parceria, e a nova administração sempre trata as escolas de samba com o carinho e respeito que a mesmas merecem.” Para entender melhor a função da Belotur nestes 30 anos segue texto com sua missão e desenvolvimento.

São três décadas de história e comprometimento com a cidade, o turista e a população. Em sua trajetória, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) tem participado efetivamente de todas as atividades turísticas e culturais da capital. Com regras e critérios definidos, o apoio a eventos acontece de forma institucional, operacional, de participação ou de auxílio financeiro.

O presidente da Belotur, Júlio Pires, destaca a importância da instituição no cenário econômico da cidade, no que diz respeito ao trabalho que realiza com o objetivo de incrementar o turismo, tornando-o fonte de renda e emprego para a população. “Além disso, procuramos associar o turismo de negócios às opções de lazer que o município oferece”, explica.

Para cumprir sua missão, a empresa fomenta eventos e atividades que auxiliam no desenvolvimento do turismo na capital, realiza e apoia ações para atrair visitantes, contribuindo com que esses permaneçam por mais tempo na cidade. Júlio Pires enfatiza que, além disso, o turista recebe todo o suporte necessário para que seja bem informado a respeito das opções de lazer, negócios e cultura de Belo Horizonte.

Na capital, a Belotur possui seis postos de atendimento: no Aeroporto de Confins, no Mercado Central, no Mercado das Flores, na Rodoviária, no Centro de Referência Turística Álvaro Hardy (Veveco), além da própria sede, localizada na rua Pernambuco, 282, Funcionários.

Eventos

A cada ano, Belo Horizonte vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país, com ênfase especial ao setor de eventos e negócios. O Departamento de Promoção Turística, com o objetivo de promover e divulgar o “Produto Turístico Belo Horizonte e Entorno” participou, ao longo de 2009, de 65 eventos, entre feiras, congressos, capacitações, salões e oficinas, além de workshops e captações de âmbito municipal, estadual e nacional.

Criada pela lei 3.237, de 11/8/1980, a Belotur gerencia o turismo da capital mineira exercendo a supervisão, coordenação e direção das atividades inerentes ao desenvolvimento do turismo, lazer e serviços afins. Promove eventos relacionados ao calendário oficial de festas e eventos de Belo Horizonte, como o Carnaval, Arraial de Belô, aniversário da cidade, Natal e passagem do ano e apoia inúmeras festividades importantes da cidade tais como a Festa do Preto Velho, Festa de Iemanjá, Semana do Folclore, Festival Internacional de Corais, Encontro de Folia de Reis, Semana Santa, Comida de Buteco, Belô Sabor, Axé Brasil e Festival Internacional de Teatro & Rua, entre outros.

Principais projetos em andamento

Projeto Escadaria: Criado para que os moradores e visitantes de Belo Horizonte conheçam um pouco mais das atrações turísticas e da cultura do interior mineiro. Todo domingo, um dos 42 circuitos turísticos do Estado expõe, na entrada da Prefeitura de Belo Horizonte, seus principais atrativos durante a realização da Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena.

Seu postal vai viajar: Promove e divulga a capital mineira e seus principais pontos turísticos. É ofertado aos participantes de eventos promovidos ou apoiados com a possibilidade de remeter, gratuitamente, cartões postais para parentes e amigos residentes em qualquer lugar do mundo.

Captação de eventos: Ação que vem recebendo incremento nos últimos anos realizado em parceria (ou não) com o Convention & Visitors Bureau (organização cooperativa de marketing, encarregada de vender a imagem da capital mineira para atrair negócios de turismo e canalizá-los para seus associados).

A relação de eventos, congressos, feiras e seminários que acontecem durante todo o ano em Belo Horizonte podem ser conferidos no site.

www.belotur.com.br

Read more »

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Marcyo de Olliveira e Marco Aranha são os novos carnavalescos da Estrela do Vale.


Marcyo de Oliveira e Marco Aranha. ( FOTO )


Com formação técnica em contabilidade. Ator e figurinista, Marcyo de Olliveira é dos novos carnavalescos do Gres.Estrela do Vale,juntamente com Marco Aranha.

A caçula do carnaval de Belo Horizonte, aposta no talento carioca para tentar um lugar ao sol.

A dupla já trabalhou em escolas cariocas como, Império da Tijuca, Rocinha, Leão de Nova Iguaçu, também em Santos trabalharam na Gres.Brasil de Santos, e na cidade de São Paulo passaram por escolas como Unidos de São Lucas e Mocidade Unida.

São 10 anos de trabalho e agora a dupla da sua contribuição ao carnaval de Belo Horizonte ilustrando o enredo “Viajando no mundo do Giramundo. 40 anos de história” em entrevista ao CARNAVAL BH, Marcyo de Olliveira falou com exclusividade sobre a chegada á escola.

1-Como esta se sentindo fazendo parte de uma das mais novas escolas de samba de Belo Horizonte?

Estou me sentindo bem e a vontade para realizar o trabalho para o carnaval 2011 do GRES. Estrela do Vale, a presidente Madalena Bavose tem confiado no meu trabalho nesse momento de criação do carnaval. Esta sendo um trabalho calmo para mim e com muita harmonia e união entre mim e a diretoria do GRES. Estrela do Vale. Estou somando a minha experiência nos carnavais carioca e paulistano junto com a juventude do GRES. Estrela do Vale numa só sintonia rumo ao grupo A.

2-Fale sobre o enredo, como pretende desenvolver o mesmo?

A idéia do enredo partiu da diretoria do GRES. Estrela do vale, o Sr. Eduardo Bavose e a Sra Madalena me passando uma parte da pesquisa do enredo. E a parte plástica pesquisei junto com o meu parceiro de trabalho o carnavalesco Marco Aramha.A marionete do Pinochio, uma das marionete de uma das diversas peças do grupo teatral Giramundo contara a um pouco da historia do seu fundador Álvaro Apocalypse, a idéia de fundar o grupo de teatro de Boneco Giramundo. Passar pelas principais peças as conhecidas pelo publico,e as premiadas, lembraremos da escola e do museu Giramundo e comemoraremos os 40 anos do grupo Giramundo.

3-A Comunidade da escola pode esperar surpresas?

A surpresa vai começa pela mudança plástica da escola pois será um carnaval de fácil leitura q tanto o publico, jurado e o componente saberá o representa a fantasia q estará desfilando. Será um carnaval colorido sem esquecer a cor de nosso pavilhão, e abusaremos muito de material alternativos.

4-Deixe uma mensagem para a comunidade do GRES. Estrela do Vale.

Peço a comunidade do GRES. Estrela do vale esteja sempre presente nos ensaios e eventos da escola, Vamos nos unir numa força só lutando para levar a GRES. Estrela do Vale ao grupo A.



Carnaval da dupla no GRES. LEÃO DE NOVA IGUAÇU

Read more »

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Conheça a sinopse e a Logo da Bateria Show da Estrela do Vale



Alem de apresentar a sinopse e a nova logo, a Estrela do Vale também anuncia aos compositores sua disputa de samba de enredo com data a ser marcada e premiação.
Justificativa :

Inspirados pela magia do teatro de bonecos Giramundo que esta completando 40 anos de fundação, nossa escola o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale em sua segunda participação no Carnaval de Belo Horizonte, trará uma justa homenagem ao sonhador Álvaro Apocalypse criador e fundador do Teatro de Bonecos Giramundo. De modo atemporal contaremos um pouco dos espetáculos mais marcantes do grupo nestes 40 anos.

VIAJANDO PELO MUNDO DO
GIRAMUNDO
40 ANOS DE HISTÓRIA

Em uma prateleira coberto de poeira um boneco que representou Pinocchio, o boneco que virou gente, com seus olhos pintados, vê a luz se acender mais uma vez, e vislumbra um jovem que o pega com o carinho e habilidade de um autentico manipulador de bonecos.

Levando o dali para um lugar onde vê seus companheiros de espetáculo, a magia da memória do criador concede a ele espírito, vida e consciência. De súbito lhe vem à mente Álvaro Apocalypse. Mineiro nascido em 1937. Desenhista, pintor, cenógrafo e diretor de Teatro. Grande museólogo, publicitário e professor de desenho.
Na década de 70 em uma viajem a Paris quando foi estudar a historia do desenho, e assistiu a vários espetáculos de meus irmãos marionetes. Inspirado ao voltar ao Brasil cria um grupo de teatro de bonecos. Juntamente com Terezinha Veloso e Maria do Carmo Martins conhecida como Madu, Nasceu o Teatro de Bonecos Giramundo.
Ainda como uma brincadeira para a família, a primeira peça encenada em 1971 foi baseada no clássico, A Bela Adormecida . A diversão tornou-se um sucesso. Foi um incentivo para realizar novos espetáculos.

A Bela Adormecida já foi remontada outras duas vezes: em 1976 depois em 2006.
O grupo Giramundo sempre se preocupou com as historias brasileiras, e em 1973 foi encenando a lenda do Saci perere.

O Um Baú de Fundo Fundo teve sua estréia em sessão noturna e para o público adulto. Na verdade, foi feito para todas as idades. É um apanhado de casos populares, brincadeiras e cantigas de roda que saltam como estrelas deste mágico baú. O palhaço Libório é o apresentador e protagonista do espetáculo. Libório, um grande amigo, foi o primeiro boneco do Giramundo a encenar em mais de um espetáculo. Em 2002, o Baú foi remontado.

Segundo relatos das regiões amazônicas e com adornos baseados no artesanato dos índios Carajás, o espetáculo da lenda de Cobra Norato conta que ao cair da noite, ele deixava na margem do rio seu couro de cobra e se travestia de humano elegante, participando de bailes e seduzindo mulheres, para que elas o seguissem e se afogassem nas águas do rio.

O Miniteatro Ecológico, criado em 2002, é um dos mais bem-sucedidos projetos do Giramundo. Em cinco episódios: O Aprendiz Natural, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga. Criado para o público infantil envolve apresentações de teatro de bonecos, vídeos e livros sobre a natureza e suas relações com o homem.
O Giramundo produziu duas versões da ópera O Guarani de José de Alencar, que tratava do amor impossível entre Ceci, filha de um colonizador português, e Peri, chefe guarani da tribo dos aimorés.

Lampião, mais um tema nacional, foi inteiramente desenvolvido pelos alunos da Escola Giramundo. O espetáculo narra as aventuras e desventuras do Rei do Cangaço em sua passagem pela terra, sua chegada ao inferno e finalmente, ao Céu.
Inspirado na opera A Flauta Mágica de Mozart lembro o boneco do personagem Papageno “O falastrão apanhador de pássaros da Rainha da Noite. Representou o homem comum, dividido entre o vicio e as virtudes, um grande papel para um boneco!
Em Os Orixás, o Giramundo reafirma sua proposta de trabalhar temas importantes relativos à formação da Cultura Brasileira. O espetáculo destaca a importância e a influência da Cultura Ioruba.

No espetáculo, Auto das Pastorinhas o Giramundo pesquisou elementos da cultura popular para contar, através de danças e cantos, a história e a alegoria do menino Jesus. Concebido em 1984 por Álvaro Apocalypse, foi remontado em 2005.
Baseada na peça musical do compositor russo Sergei Prokofiev a versão para bonecos de Pedro e o Lobo, fez grande sucesso.

O Circo Teatro Maravilha trouxe a magia do picadeiro e o sonho sob a lona colorida do circo para o palco do teatro de bonecos.
Baseado na novela do escritor francês Julio Verne, o espetáculo Vinte Mil Léguas Submarinas, trás as viagens do submarino Náutilos, pelas desconhecidas profundezas do oceano, cheio de perigos e aventuras.
O compositor espanhol Manuel de Falla recebeu convite da Princesa de Polignac para escrever uma ópera para seu teatro de bonecos em Madri no ano de 1919. O músico escolheu os capítulos 25 e 26 de Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Manteve o texto original e pesquisou o folclore da Espanha para aclimatar a estrutura musical.

A montagem do Giramundo de El Retablo de Maese Pedro estreou em 1976, sendo a primeira apresentação completa desta ópera no Brasil. Foi curioso ver meus companheiros falando com sotaque espanhol.

O grande segredo da vida do Giramundo esta na constante renovação das novas gerações que se apaixonam ou perceber a magia de nos marionetes, por isso que desde 2001 o Giramundo já realizava oficinas de iniciação e formação de marionetistas, além de palestras sobre a prática e a teoria do teatro de bonecos.

Muito mais que apenas um lugar de descanso para mim e meus companheiros bonecos, o Museu Giramundo esta sempre mudando graças as produções constantes do grupo. Aqui estão reunidas as experiências de batalhas e vitorias na historia do Giramundo. Na forma de bonecos, composições cenográficas, fotografias, projetos e desenhos originais. Alem de documentos, filmes, áudios e artes gráficas que contam ao publico de todas as gerações, o porquê o Giramundo se consolidou como referência cultural, e até mesmo um importante ponto turístico da capital mineira.

Acordando de meu delírio para um novo espetáculo que se apresenta com o ritmo alucinante do samba, me sinto radiante de felicidade, pois juntamente com a escola de samba Estrela do Vale vou contar os 40 anos do teatro de bonecos Giramundo.
Visto-me com o brilho e vou brincar o carnaval!

Marco Aramha & Marcyo de Olliveira.

Read more »

SAMBA DÉZ INFORMA:



A Associação Cultural Samba Dez, vem comunicar que após reunião no dia de ontem com a Belotur foi definido que:

Seria mantida a data do Seminário para dia 30 de agosto deste. Definidos os objetivos do seminário. Construção da Carta do carnaval de Belo horizonte que será entregue ao Prefeito. Formação de um grupo gestor para o carnaval. Foi também mantida a reunião dia 12/8 onde a associação repassará aos presidentes um organograma dos trabalhos. Os convites para o seminário serão enviados pela Belotur em parceria com a Associação Cultural Samba Dez.

Seminário: 30 de Agosto. 19h.
Av. Presidente Antõnio Carlos nº 821 - Lagoinha - Belo Horizonte

Read more »

Belotur faz 30 anos.



São 30 anos de história, são trinta anos levando o nome de Belo Horizonte dentro do seguimento turístico, e estes 30 anos serão comemorados em solenidade na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Neste tempo muito mudou, tivemos quedas, contratempos, mas também tivemos crescimento. Muito se engana quem pensa que a Belotur é responsável apenas pela organização de eventos como Arraial de Belô e Carnaval, segue a homenageada com sua importância no cenário turístico, e vem contribuindo, dando o suporte para a realização de projetos que visem a prosperidade e divulgação da cidade.

O Blog Carnaval BH, da os parabéns a Belotur, parceira do carnaval da cidade a 30 anos, e reconhece a sua importância para o desenvolvimento turístico e para o desenvolvimento carnavalesco da capital de Minas Gerais

Read more »

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ASSOCIAÇÃO SAMBA 10 CONVIDA:



Senhores Presidentes: a Associação Cultural SambaDez, juntamente com SEBRAE, Belotur, Prefeitura e comercio em geral, pretendem desenvolver um seminário, com o intuito de diagnosticar as falhas do carnaval de Belo Horizonte na data de 30 de agosto deste.
Em assim sendo VENHO CONVIDAR os presidentes das agremiações para uma reunião no Mercadinho da Lagoinha no dia 12 de agosto deste às 19:00hs se possível trazer idéias para o engrandecimento do evento.

Luiz Carlos Novais

Read more »

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

VÍDEO. UNIDOS DE SANTA TEREZA 1991 (CAMPEÃ)

O Blog Carnaval BH, tem o prazer de mostrar a nova geração, a famosa UNIDOS DE SANTA TEREZA, a grande campeã do ultimo carnaval de Belo Horizonte antes da parada dos desfiles nos anos 90.
A Unidos de Santa Tereza, era uma escola nova, que em 3 anos chegou ao grupo principal das escolas de samba de BH, sendo campeã do carnaval de 1991 (desfile feito em Contagem) desbancando as tradicionais favoritas, Cidade Jardim, Bem Te Vi e Canto da Alvorada. O carnavalesco da escola era o renomado Roberto Szaniecki, e suas cores vermelho preto e branco...

Read more »

domingo, 1 de agosto de 2010

BLOG CARNAVAL BH, TEM NOVA LOGOMARCA.





O Blog Carnaval BH, tem uma nova Logomarca.
Criada pelo professor do curso de Turismo e do curso de Eventos da Faculdade Estácio de Sá , Prof.Alessandro Ostelino, a nova logomarca , leva em suas cores a representatividade do carnaval, assim como seus esboços lembram uma explosão de confete e serpentina, e vem substituir a imagem que durante 4 anos ilustrou nosso blog. A nova Logo, esta em fase de adaptação no blog, e aos poucos a antiga logo será substituída, pedimos ao internauta compreensão pois o blog esta em uma nova fase, e aos poucos estamos ajeitando a casa, para que você sambista seja recebido com todo o respeito e carinho que merece.

ATT:

FELIPE DINIZ
CARNAVAL BH.
O CARNAVAL DA NOSSA BH

Read more »

ESTRELA DO VALE APRESENTA LOGOMARCA OFICIAL DO ENREDO 2011, E SOLTA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ESCOLA.



GRES.ESTRELA DO VALE - LOGO- OFICIAL.
-

Belo Horizonte, 01 de Agosto de 2010

Nota de Esclarecimento.

Vimos por meio desta, esclarecer a todos os componentes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale, da imprensa em geral e a todos aqueles interessados nos assuntos ligados ao carnaval de Belo Horizonte, que em virtude de noticias vinculadas em radio e algumas mensagens postadas no Blog CarnavalBH2 dando conta de que somente duas agremiações haviam prestado conta dos recursos recebidos a titulo de ajuda financeira oriundos da Belotur e da Cemig, esclarecemos o seguinte:

Que diferentemente do vinculado o Gres Estrela do Vale, foi uma das primeiras agremiações a apresentar a sua prestação de contas, tanto à Belotur quanto à Cemig, tendo feito a entrega de toda a documentação no dia 12 de março de 2010, na sede da Associação Cultural Samdez, sendo entregue nas mãos de seu presidente.

Que após analise dos documentos por parte do setor responsável da Belotur, foi detectado que algumas notas fiscais não estavam em conformidade com as normas da Belotur, sendo devolvidas para a devida correção no dia 03 de maio de 2010. Após serem feitas as devidas correções os referidos documentos foram novamente entregues à Associação Cultural Sambadez no dia 05 de Maio de 2010, novamente nas mãos de seu presidente.

Que conforme nos foi informado a Belotur se recusou a receber parcialmente as prestações de contas, ou seja, só receberia a prestação de contas de todas as entidades juntas, ocorre que outras agremiações estavam com pendências da mesma natureza que as nossas e que até a data de 25 de Julho de 2010 ainda não haviam sido sanadas motivo pelo qual somente em 26 de Julho de 2010 as referidas prestações de contas foram entregues a Belotur.
Em relação à Cemig nada ficou a ser reparado pelo menos na parte que nos cabe.

Quaisquer esclarecimentos adicionais referentes a este assunto, podem ser obtidos diretamente com a Diretoria do Gres Estrela do Vale, bastando para isto enviar e-mail para estreladovale@gresestreladovale.com.br, que teremos o maior prazer em atender.

Atenciosamente,

Maria Madalena Ferreira Bavose
Presidente – Gres Estrela do Vale

Read more »